Quanto Ganha um Bioquímico?

By | agosto 21, 2015

O bioquímico é o profissional formado no curso de graduação em Bioquímica ou Biomedicina, Farmácia ou Química, que depois de concluir sua graduação se especializou na área de bioquímica.

Esse profissional tem como principais funções, a realização de testes patológicos em matéria de origem humana (como sangue, fezes, urina, escarro, entre outros); Ele pode atuar também na área de pesquisa e o controle de novos compostos orgânicos.

Quanto Ganha um Bioquímico

Existe o curso de graduação em Bioquímica, mas algumas escolas oferecem o curso de Ciência e Tecnologia, com ênfase na área. Este curso é oferecido na modalidade de bacharelado e tem duração mínima de 4 á 5 anos.

A Ufopa, em Santarém (PA), oferece um bacharelado interdisciplinar (BI) em Biotecnologia, que tem duração de 3,5 anos e após esse período, o aluno pode optar por cursar mais dois anos no curso de Farmácia, e obter as duas titulações. 

Então, quanto ganha um bioquímico?

Quanto a carreira de bioquímico, na área de  análises clínicas, esse profissional enfrenta maior concorrência, pois as atividades desenvolvidas por ele podem ser feitas por profissionais biomédicos, por médicos patologistas e por biólogos.

O salário médio de um bioquímico, no início da carreira, está em torno de R$ 2.119,89.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Bruno Soares.